quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Patrimônio Mundial da UNESCO no Google...



Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançava um programa mundial no sentido de conservar os sites culturais ou naturais de importancia para a herança da humanidade.

Fim 2009, estes lugares fora do comum passam para o Google. Os internautas do mundo inteiro podem localizar os 890 sites do patrimonio mundial com Google Earth. Ou ainda os visitar por via de imagens panorâmicas a 360° de Street View. Por enquanto, só dezanove dentre eles foram fotografados sob todas as costuras pelos triciclos do Google. Dos quais, os jardins do Castelo de Versailles, o centro histórico de Praga, Stonehenge, o aqueduto de Segóvia, etc.

“Outros 30 lugares estaram acessiveis em 2010. O objectivo desta parceria é de numerizar todos os sites do património mundial, explicou Kishore Rao, director adjunto do Centro do património mundial da Unesco numa das conferências de emprensa. Os sites em estado de conservação comprometido serão prioritários. Mas atenção, a nossa parceria com Google não substitui em nada os processos que emplementamos para salvaguardar esses sites. Tem de ser ver isso com algo a mais.”

Para aceder ao património mundial com Google Earth, é necessário telecargar um pequeno update do soft disponível aqui. Depois de cliquer no icone da sua escolha no globo. O internauta pode observar em vista satelite. Imagens e um descriptivo presentam o lugar.

Um pequeno passo para o Google, um grande passo para o património mundial…

No Google Maps, o motor de busca desenvolveu um applet (disponível aqui) consagrado aos sites. Depois de ter selecionado um dos dezanove lugares diponíveis, as imagens paranorâmicas aparecem na direita. Resta então ao internauta começar o seu passeio virtual pelo Street View.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails