Até que enfim ! O primeiro endereço internet composto na integra (domínio mais a extensão) por carácteres não latinos estarão disponiveis em breve online !
“A introdução de carácteres não latinos representa uma grande mudança técnica da internet desde que foi criada há quatro décadas,” disse Peter Dengate Thrush. “Por enquanto o fim dos endereços internet estão limitados aos carácteres latinos – A a Z. Mas o “Fast Track Process” é o primeiro passo trazendo os 100.000 carácteres dos idiomas do mundo online para os domínios.”
ICANN's Fast Track Process será lançada dia 16 de Novembro de 2009. Isto permitirá às nações e aos territórios de pedirem as extensões internet reflectindo o seus nomes – e constituídos em seus alfabetos. Se os pedidos responderem aos critérios que incluem o governo, a comunidade e uma evaluação de estabilidade, o pedido sera aprovado para aceitar registos.
“Este é só o primeiro passo, mas é um passo incrivelmente grande e uma mudança histórica para a internacionalização da Internet,” disse Rod Beckstrom, Presidente e CEO da ICANN. “Os primeiros países que participarem não só trarão um informação de valor na operação dos IDNs no sistema dos domínios, mas ajudarão também a trazer mais milhões de pessoas online – pessoas que nunca usam carácteres romanos na sua vida diária.”
Os IDNs têm sido um sujeito de discussão já antes da ICANN existir. Levou anos de intensos testes técnicos, políticas de desenvolvimento, e uma cooperação global para preparar a Fast Track Process a ser lançada.
“O nosso trabalho nos IDNs foi feito como numerosos esboços, dezenas de testes, e uma incrível quantidade de desenvolvimentos por voluntários desde que iniciamos o projecto. Hoje é o primeiro passo para o plano e implementação do verdadeiro lançamento,” disse Tina Dam, Directora Senior dos IDNs da ICANN. “O lançamento da Fast Track Process será uma extraordinária mudança para fazer da internet um instrumento ainda mais valioso, e para ainda mais pessoas atravez o globo.”
sábado, 31 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário