segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Google lança-se na luta contra a desflorestação...
(avanço da desflorestação entre 1975 e 2001 em Rondonia, Brasil (Google Earth)
Para ajudar os sientíficos e os Etados a lutar contra a desflorestação, Google põe à disposição imagens satelites Google Earth associadas ao princípio do cloud computing para lhes permitr uma análise rapida dos dados.
Google apresentou, na semana passada durante cimeira da ONU sobre o clima, que decorre até o 18 de Dezembro em Copenaga, um novo instrumento que permite seguir na Web o avanço da desflorestação no mundo no serviço Google Earth.
A firma de Mountain View põe gratuitamente à disposição dos sientíficos, dos ecologistas e dos Estados mas também de todos os internautas que o desejam, imagens disponíveis via Google Earth e a sua grande potência de calculo possível graças ao cloud computing para ajudar a controlar e refrear a disparição das forestas no globo.
“Ter meios para detectar abates selvagens mais rapidamente pode ajudar a fazer aplicar a lei local e a prevenir toda a deforestação futura”, explicou Rebecca Moore e Amy Luers, que trabalham para Google.org, o ramo filantrópico de Google.
As imagens fornecidas pelo serviço Google Earth permitem de medir em tempo real a amplitude do fenómeno da desflorestação.
Esta feramenta de medida da desflorestação sera assecível gratuitamente online em 2010.
Aqui estão os resultados do CLASlite em sequências de imagens satelite :
CLASlite online – Mostra a desflorestação e a degradação in Rondonia, Brasil desde 1986 e 2008, com o vermelho a indicar a actividade recente
Aqui os resultados do SAD numa região de recente desflorestação em Mato Grosso, Brasil :
SAD online – o vermelho indica a desflorestação que decorreu nos pasados 30 dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário