sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Rupert Murdoch e Google News...
Quem são os inimigos de Rupert Murdoch, o patrão do gigante dos medias, News Corp. ? São “as pessoas que se contentam de tirar tudo o que lhes interessa, de roubar as nossas histórias”, os que “se servem sem pagar”, explicou o interessado. Na linha de mira : “Google, Microsoft, e muitos outros...” Esses sites “não deveriam ter beneficiado da gratuidade este tempo todo e penso que a gente adormeceu”, acrescentou o mediático o barão dos medias.
Rupert Murdoch ameaça de bloquear a indexação e a exploração dos seus conteúdos, que vão passar a ser a pagar. Ele possede nomeadamente o New York Post nos Estados Unidos, e também o Times e o Sun na Inglaterra. “Custa-nos muito dinheiro de presentar bons jornais com conteúdos de qualidade”, disse ele. No entanto, a transformação dos medias detidos por News Corp. em versão a pagar parece estar atrasada, e poderá não ver o dia antes de Junho 2010 como era inicialmente previsto. “Trabalhamos muito duro mas não prometo que vamos respeitar esta data”, concluiu Rupert Murdoch.
Google não está impressionado
A reação da Google poderia resumir-se a uma palavra « » O grupo explica que « os orgão de imprensa têm um controlo total de decidir se os seus conteúdos e qual parte dos seus conteúdos aparece nos resultados de uma pesquisa ». “Os editores põe o seu conteúdo na web por que querem que sejam encontrados, e muitos poucos deles escolhem de não incluirem o seu material no Google News e nas pesquisas internet. Mas se eles nos disserem de não os incluirem, não o faremos », acrescentou Google.
O motor de busca dispõe de uma posição dominante no mercado da e-informação, e sabe perfeitamente que traz o essencial dos seus visitores aos sites de noticias online. Difícil de imaginar que News Corp. decida de se passar de uma fonte de internautas tão importante, sobretudo num contexto economico difícil. Os rendimentos publicitários da imprensa online dependem efectivamente do numero de internautas que visitam o site. Google News diz-se “planamente em acordo com os direitos de autor” pois só explora os títulos, um curto extrato do artigo e um link para o site do editor. Resta a saber se os medias têm realmente escolha : Rupert Murdoch está sob as luzes dos projectores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário