sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Google reformula sistema de acesso a notícias...



As ameaças de Rupert Murdoch e as iniciativas de Microsoft parecem por medo ao Google. O gigante da pesquisa na internet estende a mão aos editores de impressa. O grupo propõe aos editores que o desejam de limitar a navigação gratuita a cinco artigos por dia e por internauta no seu serviço Googe News. Assim, em vez de terem uma escolha limitada entre uma versão a pagar ou uma versão gratuita, os sites de impressa dispõe de uma solução intermediaria : permitir aos visitores que vêm do Google de aceder gratuitamente a uma quota de artigos por dia. Isso permitir-lhes-ia de recrutar novos leitores e de gerar um tráfego precioso.

Segundo um porta-voz de Google, o sistema de acesso selectivo proposto é mais “flexivel” que a só escolha entre a pagar e gratuito. Os detalhes do serviço First Click Free podem ser consultado em inglês no blog do Google. “Estamos conscientes que criar um conteúdo de grande qualidade não é fácil e, muitas vezes, dispendioso”, explica o grupo. Actualmente, o agregador de notícias Google News reúne e classifica todos os artigos de imprensa online, o visitor deve render-se ao site do media. Quando um conteúde é a pagar, o Google não os difusa, ou apenas um extrato com o acordo do editor.

A solução proposta por Google não deverá acalmar Rupert Murdoch, patrão de News Corp e principal acusador de Google News. Este denuncia o sistema no seu conjunto e queixa-se em particular da redistribuição dos rendimentos publicitários, que não retribuêm os autores. O barão dos medias vai tornar os seus medias a pagar, nomeadamente o Wall Street Jornal. Fala também com Steve Ballmer, presidente de Microsoft, para se aliar com o motor de busca Bing. A guerra entre Google e Microsoft poderá ser então frente ao terreno dos medias.

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