domingo, 20 de setembro de 2009
Bing testa a pesquisa visual com Visual Search...
E como folhear um vasto álbum de fotos e não percorer uma longa lista de links. Com Visual Search, Microsoft experimenta um novo modo de pesquisa baseado exclusivamente em imagem e já não em texto. Presentado durante a conferencia Techrunch50, o serviço está actualmente em fase de test na versão americana de Bing, o motor de busca que o editor lançou em Maio passado.
A este estado, Visual Search não fonciona a partir de uma procura de “palavras chaves”, mas propões categorias de pesquisa acessiveis na esquerda do ecrã: lazeres, celebridades, referencias, shopping e desportos.
Um clic numa delas e Bing propões novas sub-categorias para afinar a pesquisa. Por exemplo, a categoria shopping está dividida em 10 sub-categorias (telemóveis, maquinas fotográficas, top das aplicações Iphone, etc) que se afixam sobre a forma de vinhetas.
Pesquisa assitida
Enquanto a procura de imagens da Google se contenta de afixar um catálogo, Bing é capaz de classificar as imagens de maneira apurada para facilitar a pesquisa. Prático igualmente quando não se sabe quais palavras chaves indicar para encontrar a informação.
Se procura um filme mas não se lembra do título, sabe que é uma comédia e visualiza o cartaz ? E fácil de o encontrar com Visual Search. Segundo Microsoft, o método seria 20 % mais rápido do que com os resultados afixados sob forma unicamente em texto. A procura acaba por ser lúdica no caso do shopping “acaba por ser como folhear um vasto catálogo online”, explica Microssoft.
Um pesquisa sobre as máquinas fotográficas permite de afixar uma serie de fotos de produtos que se podem classificar por marca, preço, etc. Mas por enquanto, o serviço é ainda embrionário. As categorias são pouco numerosas e os problemas de afixagem aparecem des os primeiros testes.
Fonte: 01net.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário