terça-feira, 22 de setembro de 2009

Google e os seus fenómenos (in)explicados...



A saga dos Doddle do Google... em 3 episódios...

Definitivamente o Google não deixa de fazer falar dele... Desta vez, o google não se contentou em ser apenas um motor de busca... foi ele que nos fez procurar...

Tudo começou dia 4 de Setembro de 2009. Utilizo, como metade do mundo, o Google como motor de pesquisa. Mas, como todos nós sabemos, conforme a informação procurada e a língua na qual desejamos obter a informação, é melhor ir diretamente ao “portal” do Google correspondente à língua na qual se encontra a informação.

E foi assim que fui procurar a informação que procurava ao Google PT. Qual não foi a surpresa em ver que o logo (chamado Doodle) era diferente do do Google FR. Ora bém, isso acontece... nomeadamente nos dias de festas nacionais ou em dia de aniversários especificos aos países, mas, era a primeira vez que via um tal logo. O logo, era um disco voador que absorvia o segundo “o” de “google”.



Comecei por passar o meu rato por cima do logo para ver se havia alguma explicação; nada! Foi aí que verifiquei que havia um link no segundo “o” de “google”. Esse link levava ao resultado da pesquisa que era: "fenómenos inexplicáveis".

Estranho! Porquê “fenómenos inexplicáveis”? Começei então a ir ao Google de outros países mas não encontrei mais nenhum com esse logo (na verdade havia mais). Qual relação entre Portugal e fenómenos inexplicáveis?

Procurei, mas não encontrando nenhuma explicação, deixei passar...

O mesmo sucedeu dia 15 de Setembro de 2009. O logo era novamente diferente entre o Google PT e o Google FR. Aí, também, nenhuma explicação lógica e novamente um link que levava ao resultado "círculos nas colheitas".

O logo, era de novo um disco voador que sobrevoava um terrano onde estáva escrito “google”, claro, em circulos.



Aí começei a pesquisar um pouco mais e começei a recolher algumas informações. Mas foi só ontem que obtive a explicação toda... Pudera... foi ontem que o Google divulgou o 3° e último (?) episódio da saga dos doodles...

Ontem o logo (sempre no Google PT) era uma espécie de aldeia sobrevoada, como sempre, por discos voadores.



O resultado a pesguisa leva ao resultado "H.G. Wells"(Herbert George Wells).

Google rendia assim uma homenagem ao escrito britânico autor nomeadamente de “romances de ficção científica” nascido dia 21 de Setembro de 1866.

Mas, isto é apenas a história tal qual eu a verifiquei... O google, por o seu lado, criou o buzz à volta desses “fenómenos” e nomeadamente via a sua conta twitter e também no blog official da Corea.

A explicação da historia:

No dia 4/5 de Setembro de 2009

O estatudo do Google no Twitter é:



A sequência dos números 1.12.12 25.15.21.18 15 1.18.5 2.5.12.15.14.7 20.15 21.19, descodificada signíficava : "All your O are belong to us" que faz alusão à frase “All your base are belong to us” (EN)que tem origem num diálogo do jogo Zero Wing (EN) numa tradução mal feita do japonês para o inglês.

Essa frase deve-se ao facto que o logo do Google nesse dia não não possuía o 2° “O” (na verdade estava disfarçado).

Nesse dia era o 20° aniversário da edição do jogo.

No dia 14/15 de Setembro de 2009

O estatudo do Google no Twitter é:



51.327629, -0.5616088 eram as coordonadas de Horsell Commom que foi o lugar onde, aterrou pela primeira vez um extra-terrestre segundo o romance de H.G. Wells, “A Guerra dos Mundos”.

No dia 20/21 de Setembro de 2009

O google coloca um novo logo que dirige para a pesquisa de H.G. Wells e rende assim homenagem ao autor no dia do 143° aniversário do seu nascimento e revela assim o 3° e último (?) episódio da saga.

Bem, agora até parece ser simples. Mas não imaginam quantas pesquisas tive que fazer para chegar a este resultado... no Google, claro...

O google anuncia um livro sobre esta saga e para saber como ela realmente acaba...

“To be continued”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails