Vai ser festejado amanhã, mas a notícia jà foi comunicada hoje oficialmente pela própria ICANN.
No meio, ja não era grande surpresa, mas agora está confirmado o fim do contrato que ligava a ICANN ao Departamente do Comercio Americano.
A história da governância da Internet está em marcha. A partir de hoje, e pela primeira vez desde a sua criação em 1998, o organismo encargado da regulação tecnica da Internet já não está sob o control directo dos EUA.
A ICANN anuncia hoje um documento intitulado “Affirmation of Commitments” (AOC). Este documento de apenas 5 páginas é a lista dos compromissos entre a ICANN e o Departamento do Comercio, mas já não existe hoje nenhum contrato que liga as duas partes.
“O que significa este documento ? Que a ICANN vem a ser uma entidade global”, afirma o seu Presidente Rod Beckstrom. “Comprometamos-nos a fazer regularmente pontos sobre a transparencia da ICANN, sobre as nossas “performances” em matéria de segurança... Antes, sob o JPA (contrato que ligava a ICANN e o Departamento do Comercio), esses pontos eram feitos ao governo americano. Agora, esses pontos serão seguidos por comités internacionais. E feito a todos os países.”
O AOC tem quatro compromissos principais :
- Manter a transparência da ICANN e obrar para os interesses dos internautas.
- Manter a segurança e a estabilidade da Internet.
- Continuar a desenvolver a concurrencia no mercado do “nomagem” internet, mantendo a confiança do consumidor.
- Manter um WHOIS foncional e seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário