quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Uma colisão do asteroide Apophis em 2036 menos provável...
O risco de uma colisão catastrófica do asteróide Apophis com a Terra em 2036 foi revisto em baixa, segundo os novos cálculos da Nasa que foram publicados Quarta-feira.
Apophis, que tem sido objecto de uma grande atenção pelo público desde a sua descoberta em 2004 e a possibilidade de uma colisão com o nosso planeta, mede duas vezes e meia um terrano de futebol.
A possibilidade que ele entre em colisão com a terra em 2036 é de um sobre 250.000, segundo os novos cálculos de Steve Chesley e Paul Chodas do Jet Propulsion Laboratory da Nasa em Pasadena (California) baseados em novas tecnicas e dados.
A precedente estimação era de uma probabilidade de um sobre 45.000.
Os astrofísicos presentarão o seus trabalhos na conferencia American Astronomical Society em Porto Rico Quinta-feira.
Inicialmente, os astrônomos pensavam que Apophis 2,7 % de probabilidades de chocar com a Terra em 2029. Mas as observações suplementares tinham afastado todas as possibilidades de um impacto esse ano.
No entanto, o asteróide arranhará o nosso planeta o 13 de Abril de 2029 passando a 22.208 km, uma distância nunca observada nos tempos modernos.
A maior parte dos novos dados que permitiram de calcular de novo a órbita de Apophis provêem dos observações efectuadas pelo astrônomo Dave Tholen e a sua equipa do Instituto de Astronomia da Universidade de Hawaii.
Fonte: AFP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário