terça-feira, 6 de outubro de 2009
Europe is watcing you...
Projecto Indect : vigilância generalizada da web na Europa
Segundo uma informação do Telegraph, a Europa terá gasto milhões de euros num projecto chamado Indect. Este terá por objectivo vegiar as redes europeias para encontrar “comportamentos anormais”.
Segundo o Telegraph, a europa esterá a desenvolver no seu site “tecnologias orwellianas”. Num projecto de cinco anos, a União Europeia parece esterar a desenvolver programas inteligentes, descrevidos comos “agentes”, capazes de viagiar o que se passa em forums, servidores, redes de P2P, e... computadores individuais.
Os objectivos do projecto Indect são claros “a detecção automática de ameaças, comportamentos anormais ou violentos”. O Telegraph indica que o projecto beneficia por enquanto de 10 milhões de livras, ou seja 10,9 milhões de euros. O projecto implica o Police Service of Northen Ireland (PSNI), informáticos da universidade de York, e pessoas competentes de nove outros países europeus.
Shami Chakrabarti, directora do grupo “human rights group Liberty” descreveu este projecto de vigilância de massa como uma “etapa sinistra” para cada país, acrescentendo irónicamente que isto é “positivamente paralisante” à escala europeia.
Como sempre, a União Europeia adianta o seu novo papel de protector contra o crime e o terrorismo na net, revendica uma “cultura comum” que deve ser desenvolvida entre as polícias dos territórios. Isto engloba igualmente a mistura de inteligencia de todas as polícias, com a partilha de ficheiros sensíveis sobre os individuos.
Aponta-se já prováveis derivas quanto às liberdades individuais, elemento descrito como uma realidade orwelliana. A análise de Stephen Both diz que os cidadão europeus deviam “interrogar-se se a União Europeia não faria melhor de gastar o dinheiro que provêm das taxas em outra coisa”.
Sem contar que o orçamento deste projecto deverá aumentar nos próximos anos: a segurança informatica tende a ser um elemento cada vez mais primordial, e (felizmente, infelizmente ?) federador.
Alguns veêm já igualmente um tipo de símile-projecto Echelon, utilizado nos Estados Unidos
Fonte: Telegraph
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário