segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cronologia da queda do Muro de Berlim...


Da primeira brecha na « Cortina de ferro » à queda do Muro : Os meses precedentes ao 9 de Novembro 1989 contam certamente perante os episódios mais captivantes da história alemã.

2 de Maio: A Hungria começa a abrir as suas fronteiras com a Austria

7 de Maio: Eleições comunais na RDA. Grupos de dissidentes reúnem as provas de uma fraude eleitoral, 100 manifestantes são detidos

25-27 de Junho: Os ministros dos negócios estrangeiros da Autria e da Hungria cortam simbolicamente a “Cortina de ferro”

A partir de Julho, milhares de cidadãos da Alemanha de l’Est refugiam-se nas Embaixadas da Alemanha de Ouest em Budapest, Praga, Varsovia e Berlim Est

19 de Agosto: Organização de um piquenique que reúnira, perto da cortina de ferro, austríacos e húngaros desejosos de “sonhar juntos de uma Europa sem fronteiras”. O sonho será realidade : 700 cidadãos da RDA que se encontravam na Hungria aproveitam a abertura simbólica de uma passagem para se refugiar na Austria (na Alemanha chama-se a este episodio o “pequeno almoço paneuropeu”)

24 de Agosto: Mais de uma centena de refugiados obtêm um visa da embaixada da Alemanha de Ouest em Budapest para passar a Ouest

4 de Setembro: Em Leipzig, durante uma manifestação, vários centenas de pessoas reclamam a liberdade de viajar

2 de Outubro: A manifestação repete-se, reúne desta vez 20 000 participantes. É parada pela polícia

4 de Outubro: Comboios especias são fretados para fazer passar a Ouest aproximadamente 7500 pessoas refugiadas na embaixada de Praga

7 de Outubro: 40° aniversário da criação da RDA. Manifestações à margem são violamente reprimidas. Michail Gorbatchev, oficialmente convidado, disse então: “Infelicidade aos que chegam tarde demais”

9 de Outubro: 70 000 manifestações em Leipzig

16 de Outubro: 120 000 manifestantes em Leipzig ; escandem “nos somos o povo!” e “Gorbi, Gorbi!” (sobrenome afeituoso dado a Gorbatchev)

18 de Outubro: Erich Honecker demissiona de todas as suas funções

4 de Outubro: Em Berglim Est, um milhão de pessoas manifestam e reclamam reformas

9 de Novembro: Durante a conferencia de emprensa, Günter Schabowski, membro do politburo, anuncia novas disposições para sair do país. Em resposta à grande questão de um jornalista, explica que a nova regulamentação entra imediatamente em vigor. Na mesma noite, milhares de Berlineses de Est passam para Berlim Ouest por algumas horas. O Muro caiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails