segunda-feira, 23 de novembro de 2009

YouTube ensaia-se às legendas automáticas dos vídeos...


YouTube enrequecesse-se de novidades no final do ano. Depois de ter anunciado, há alguns dias atrás que ia propôr um novo formato para visionar as sequências de filmes deposisatos, que sera “identico” ao das televisões alta-defenição, a plataforma de vídeos de Google delivra uma nova opção : a integração automática de legendas nos vídeos.

Mesmo se já é possível acrescentar as suas próprias legendas, no formato Subviewer (.sub) ou Subrip (.srt), a um vídeo que se deseja telecargar no YouTube, o serviço de partilha de vídeo utiliza um sistema de reconhecimento vocal para propôr este modo de leitura, em complemento dos vídeos, aos surdos e mal ouvintes.

YouTube utiliza para isso duas tecnhologias : Automatic Captions e Automatic Timing. Automatic Captions permite gerar automaticamente legendas sobre um vídeo utilizando um sistema de reconhecimento vocal utilizado no Google Voice, que permite traduzir em palavras escritas os sons ouvidas no vídeo.

Uma vez analizados, as palavras e frases ouvidas são directamente retranscritas e aparecem sob a forma tradicional de faixas em baixo do vídeo.

A este processo acrescenta-se a tecnologia de sincronização automatica Automatic Timing, permitindo aos internautas de criar mais facilmente as suass próprias legendas via a integração num vídeo de um simples ficheiro texto onde será possível de transcrever simplesmente os diálogos ouvidos no decorrer do vídeo.

Por enquanto, este processo de inserção automática de legendas por reconhecimento vocal está ainda em período de teste e em fase constante de amelhoração.

Actualmente, as legendas automáticas só está disponível nos vídeos de 13 canais parceiros de YouTube, como o de National Geographic. Graças ao Google Translate, as legendas em inglês poderam ser automaticamente traduzidas nas 51 línguas propostas pela feramente de Google.

Por outro lado, a possibilidade de legendamento manual via a tecnologia
Automatic Timing está acessivel para todos os vídeos no YouTube, mas unicamente em língua inglesa.

Blog YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails