terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Muros do Mundo...

Certos muros caiem, outros erigem-se…

Enquanto se festeja o 20° aniversário da queda do muro de Berlim, certas barricadas resistem pelo mundo fora...

Israël / Palestina: O muro da discordância

Para se proteger dos atentados palestinianos, Israel começou em 2002 a construção de um muro de defesa longo de 790 km na limite da Cijordania. Deve ser acabado em 2010. Esta “proteção” de betão e de arame farpado de 60 metros de largura atinge a altura de nove metros em certas zonas urbanas.

Mexico / Estados-Unidos: O muro dos clandestinos

Começado em 1994 e reforçado desde 2006, a paliçada discontínua de 1200 km que separa os Estados Unidos do Mexico ao longo do Rio Grande visa a pôr um termo aos fluxos migratórios ilegais.

China / Coreia do Norte: O muro anti-êxodo

Pekim erigiu desde 2006 uma linha de arame farpado ao longo da fronteira com a Coreia do Norte e que se estende sobre mais de 1400 km. Esta clotura visa a evitar um éxodo massivo de refugiados em caso de grande crise humanitária ou caso o regime de Pyongyang venha a cair.

Coreia do Sul / Coreia do Norte: O último muro da guerra fria

Criada em 1953 para separar as armadas depois da guerra, esta zone de 241 km é um muro duplo separado por um “no man’s land” minado de dois a quatro km de largura.

India / Bangladesh: O muro mais longo

New Delhi começou em 2002 a construção de uma clotura de 4000 km ao longo da sua fronteira com o Bangladesh. Visa a preencher quatro objectivos: travar a imigração ilegal, impedir as acções de movimentos independentistas, conter a infiltração dos islamistas extremistas e lutar contra o tráfico de armas e de droga.

Botswana / Zimbabwe: O muro dos indesejados

Em 2003, o Bostwana erigiu uma barreira electica de 500 km ao longo da sua fronteira com o Zimbabwe para parar os clandestinos e o banditismo

India / Paquistão: O muro da partição

Entre 2002 e 2003, a India erigiu um muro de arame farpado de 550 km para separar as duas Caxemiras. Este muro é destinado a impedir a infiltração de separatistas paquistaneses e a fazer da linha do “cessar fogo” uma fronteira internacional.

Chipre: O muro da divisão

A “linha verde” é uma zona de 180 km que separa há 27 anos os 200 000 chipriotas turcos, no norte, dos 700 000 chipriotas gregos, no sul. Foi criada em 1974 pelas Nações Unidas ao longo da linha do “cessar fogo” establecido depois da invasão de um terço da ilha pela tropa turca.

Sahara occidental: O muro de areia

Para se proteger das incurções do “Front Polisario”, que reclama uma vasta parte do Sahara occidental, Marrocos começou em 1980 a construção de uma muralha de mais de 2000 km de cumprimento. Este “cinto de segurança” consiste numa dupla camada de escavações de areia, reforçadas por pontos de controlo, minas e arame farpado.

Ceuta / Melilla: O muro dos Africanos

Em 1995, a Espanha erigiu fortificações metálicas de seis metros de altura à volta dos seus enclaves de Ceuta e da Mella, em Marrocos, para cortar o caminho aos candidatos à emigração à Europa. Medem respetivamente 8 e 12 km de comprimento.

Irlanda do Norte: O muro do ódio

Os “muros da paz”, iniciados pelas tropas britânicas em 1969 para evitar os choques entre católicos e protestantes em Belfast, deviam ser temporarios. Quarenta anos depois, as dezenas de “Peace walls” feitos de lata e de tijolos continuam a dividir a cidade.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails