quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O fim de Mininova ?!



Tremor de terra na comunidade BitTorrent. O site de links BitTottent mais visitado ao mundo, Mininova, decidiu apagar os milhões de ficheiros .torrent que alojava, sob a pressão dos detentores de direitos.

É uma nova página que se fecha na história do P2P. Mininova, o maior motor de busca de links Bittorrent ao mundo, decidiu apagar do seu index todos os links permitindo de telecargar os ficheiros piratados. Guardou apenas os links do seu serviço de distribuição “legal”, utilizado ultimamente por Radiohead para promover o seu último single.

A decisão tomada, enquanto que Mininova acabava de festejar o seu 10000000000° ficheiro torrent telecargado, vêm na consequência da queixa da organização holandesa de luta contra a piratagem, o BREIN, que obteu, no verão passado, um julgamento favorável. Mininova, que sempre aceitou de apagar ficheiros que lhes fossem notificados pelos detentores de direitos (ao contrário de Pirate Bay), foi condenado a apagar da sua base de dados todos os links permitindo de telecargar os ficheiros “contrafeitos”, ou de pagar um multa de 5 milhões de euros.

Não tendo encontrado uma solução de filtragem suficientemente eficaz, Mininova tomou a decisao mais segura de um ponto de vista pessoal para os seus dirigentes, mas uma decisão que poderá fazer esquecer o site. O site estava entre os mais visitados do mundo, Alexa o classificando ainda em 90° posição dos sites mais frequêntados ha duas horas atraz.

O site tinha sido criado em 2005 por cinco estudantes holandeses, que tinham decidido tomar o lugar deixado vazio pelo encerramento de Suprnova. Um encerramento tão importante na altura que o de Mininova, mas que não teve nenhum efeito ao meio prazo.

Como nota Torrentfreak, “as implicações da decisão de Mininova terão um impacto muito importante na comunidade Bittorrent”. “Milhares d’ulitizadores de Minova e uploaders têm de encontrar um novo “abrigo”, mas talvez mais importante, Mininova tinha a maior colecção de torrent colocados por utilizador, que eram utilizados por dezenas de pequenos sites de indexação de torrents”.

Juntamente com a decisão de The Pirate de utilizar “Magnet links” e de cortar o seu próprio tracker, o quase encerramento de Mininova poderá precipitar o desenvolvimento de uma versão inteiramente decentralizada de BitTorrent. A não ser que concluam um acordo com eMule, que se tinha feito esquecer sob o peso do sucesso dos sites de BitTorrent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails