sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Google New Look



Lifting em previsão para o primeiro motor de busca. Novo design e funcões de pesquisa avançadas propostas.

O site Google BlogoScoped diz nos que Google trabalha num nova interface do seu motor de busca. É essencialmente uma reorganização gráfica mas também com enrequecimentos de opções de pesquisa na página de resultados.

A eventual futura “Home” distingue-se da actual por um logo redesenhado. Se não desapareceu totalmente, a sombra das letras é muito mais discreta. Os carácteres têm um tom pastel que limita o efeito brilhante do logo actual. Os botões “Google Search” (Pesquisa) e “I’m Feeling Lucky” (Sinto-me com sorte) privilegiam doravante o azul em vez dos clássicos botões cromados. Por fim, dois novos links aparecem sob o campo de escrita “Make Google your home page” e “Advertising program”, que redirige para uma apresentação das ofertas de campanhas de anúncios AdWords e AdSence.

A página dos resultados presenta uma evolução mais interessante. Uma barra lateral aparece doravante na esquerda do ecrã. Ela introduz novas funções de filtragem dos resultados. Uma interface de refinação dos resultados obtidos por defeito mas propostos desde Maio 2009 em opção na versão americana Google.com inspirada do que faz desde ha anos Exaled.






Os resultados de pesquisa são identicos nas duas interfaces. É então bem um trabalho de “restauração” sobre o qual o Google não comunicou nenhuma eventual “saída”. No entanto é interessante de notar que este novo design e ergonomia chegam num momento em que o Bing, o motor de busca da Microsoft, ganha pontos no mercado americano (sem que a Google perda algum).

Sobretudo, os rumores de acordo entre Microsoft e NewsCorps que ameaçam de “dereferenciar” os títulos online (Fox News, Wall Street Journal, Dow Jones...) do motor de busca de Moutain View em favor do de Redmond, podem preocupar Google mais do que deixam querer. Segundo Comscore, o conjunto dos sites do grupo Rupert Murdoch realizaram 39,5 millares de páginas vistas em Novembro.

Pode realmente o Google passar-se desses conteúdos ? No entento, não é apenas uma nova interface da sua ferramenta que ira fazer mudar de ideias o barão americano da imprensa anglo-saxônica. E com mais de dois terços do mercado americano da pesquisa, Google pode dificilmente aumentar a sua audiência e a sua influência.

Testar o novo interface:
Para testar a nova « home » do Google, é necessário ir-se à página do Google.com (Versão US), se deconectar eventualmente da sua conta e escrever o seguinte script na barra de endereço do navigador:

javascript:void(document.cookie=“PREF=ID=20b6e4c2f44943bb:U= 4bf292d46faad806:TM=1249677602:LM=1257919388:S=odm0Ys-53ZueXfZG;path=/; domain=.google.com”);

É necessário actualizar a página

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails